Comendatemplariadesetubal's Blog
Non Nobis, Domine, Non Nobis, Sed Nomini Tuo da Gloriam

Blog da Comenda Templária de Setúbal

  
 
 
 

 

Comenda Templária de Setúbal

“exige tudo de ti e espera pouco dos demais…”

 

Quem Somos:

Somos uma Comenda Templária orientada para os nobres ideais da antiga cavalaria, visando a defesa dos valores do Conhecimento e da Tradição, com base no direito à liberdade e à dignidade do Ser Humano, num quadro cristão ecuménico no mais lato sentido.

  

Os nossos Cavaleiros ou Damas Templárias, em qualquer circunstância que sejam impelidos a travar o “bom combate”, acreditarão sempre na divindade que reveste a natureza do Homem. Pelo que tudo farão para defender essa santidade e o deus que nele habita, o que prova a sua nobreza de carácter, a natureza dos seus princípios e os sentimentos que os vinculam a um profundo respeito pelos valores morais e cívicos. Aliás, resquícios das nobres virtudes da cavalaria medieval, onde a lealdade, a rectidão, a valentia, e o sentido de honra e de caridade eram qualidades de denominador comum e que hoje se exigem a qualquer homem ou mulher de honra, livre e de bons princípios.

Mas, acima de tudo, os nossos Cavaleiros e  Damas Templárias acreditam em Deus, pois sabem que a ausência de fé numa Divindade Criadora facilita o aparecimento do medo, da angústia, da ansiedade, da tristeza, da desilusão, do egoísmo, da infelicidade e dos demais sentimentos negativos , os quais são frequências mentais que destroem e aviltam a dignidade humana. Por outro lado,  promovem e incentivam o estudo permanente, uma vez que é através do conhecimento que toda a obra humana formula a sua origem. Pelo que o verdadeiro tesouro do Homem é o conhecimento que adquire sobre os mistérios da Vida e a sabedoria Espiritual que tem do Universo, uma vez que este é a fonte inesgotável do equilíbrio humano, da sua felicidade, e da sua própria evolução.

Quem Pode Ser Membro da Comenda:
  
Só podem ser aceites candidatos, os homens ou as mulheres que, pelas obras realizadas e conhecimentos demonstrados, sejam capazes de participar nos objectivos da Ordem Templária, nomeadamente, que estejam imbuídos dos nobres ideais da antiga cavalaria, e tenham como propósito a defesa dos valores do Conhecimento e da Tradição, com base no direito à liberdade e à dignidade do Ser Humano, num quadro cristão ecuménico no seu mais lato sentido. Como ainda, tenha como sua orientação de vida a realização de acções e obras de carácter cultural, com a finalidade de ajudar à aproximação dos povos e das suas culturas, como também deve ter propenção a desenvolver acções caritativas e de solidariedade social, no amparo e na assistência aos mais desfavorecidos e carenciados.
  
Qual é o Objectivo de se tornar Membro da Comenda Templária de Setúbal?

É o de ajudar a construir um mundo mais justo, solidário e equitativo. Os membros da Comenda Templária de Setúbal, através duma formação adequada, aprenderão que:

  1. Ao serviço do Templo:

    São pedras mal talhadas e que por isso devem continuamente trabalhar no seu aperfeiçoamento contínua, por forma a poderem construír o seu próprio Templo.

  2. Devem amar a meditação e reflexão:

    Pois ao rejeitarem todo o dogmatismo rígido e, ao mesmo tempo, não perderem o caminho certo para a procura de Deus. Através da meditação, chegarão à conclusão que o Templo de Deus é a sua própria pessoa.

  3. A disciplina:

    É primordial, uma vez que os princípios de vida de São Bernardo de Claraval são ainda válidos nos nossos dias. Por isso, em cada dia, devem reservar um momento para a meditação, pois saberão que são responsáveis por eles próprios perante eles mesmos. Por isso não devem imitar aqueles que estão nas trevas e que nunca têm tempo para a sua educação espiritual.

  4. O combate cavaleiresco:

    Não é mera retórica e que o Manto Branco decorado com a cruz da Ordem Templária que os Cavaleiros e Damas da Comenda da Comenda Templária de Setúbal usam, para além dum simbolismo marcante,  permite-lhes também recordar que são capazes de combater os “dragões”, pois tal como ontem, continuam a existir na forma da intolerância, da hipocrisia, da tirania, e de todas as muitas formas que aviltam a dignidade e respeito pelo ser humano.

  5. A fraternidade:

    Significa ajudar em cada dia os seus Irmãos ou Irmãs que têm o mesmo objectivo, sem esperar qualquer recompensa, e corporizarem uma lição ou um exemplo para todos. E se assim procederem saberão que tornar-se-ão num pilar do Templo.

Aplicação dos Recursos Obtidos:

Como Instituição sem fins lucrativos que somos, como tal uma parcela dos recursos obtidos através dos emolumentos da Admissão, Investiduras e quotas destinam-se à condução e ao prosseguimento da nossa actividade social. E a outra  parte desses recursos que não deixa de ser substancial, destinam-se a fins filantrópicos, culturais e de apoio aos mais carenciados.

Contacto:

Se se identifica com os ideais da “Cavalaria Espiritual”, acima descritos, então torne-se membro da Comenda Templária de Setúbal e para isso envio-nos um curriculum completo para o nosso E-mail e será contactado pela Comenda.

 

 TEMAS PARA REFLEXÃO

 (Nas Páginas da Coluna à Direita):

 

%d bloggers like this: